Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
21 instituições municipais e 15 estuduais receberão investimentos em tecnologia
Santa Maria será beneficiada com investimentos pelo Programa de Inovação Educação Conectada, uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). E, nesta semana, mais um passo será dado no sentido de definir as escolas que serão contempladas.
Na próxima quinta-feira, às 14h, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Maria Rocha, haverá um encontro entre articuladores locais (municipais e estaduais) e secretaria de Educação, com representantes do BNDES, que estarão na cidade para aprofundar a discussão sobre a escolha de quais instituições irão receber as verbas.
UFN está com inscrições abertas para cursos de especialização
- Todo o processo já foi orientado por equipes do BNDES. É uma ação em conjunto com o governo do Estado, coordenado pela secretaria estadual de Educação, tem integrantes da nossa cidade, e das duas redes, tanto municipal, quanto estadual, que têm se conversado desde o início. Toda esta metodologia foi orientada por meio de oficinas. Essa visita técnica significa mais uma etapa no processo de definição de quais escolas irão receber esses recursos. Acho importante enfatizar o fato de termos buscado essa verba para as instituições no nosso município - analisa a secretária de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga.
Para a articuladora local, responsável pela elaboração do projeto, Maritê Moro Neocatto, essa verba servirá como uma injeção de ânimo para a área.
- O pessoal do BNDES vai vir nos subsidiar e orientar como deveremos proceder daqui por diante, no repasse de verba, na contratação de professores e outros encaminhamentos que terão que ser feitos. Em tempos de crise, sabemos que a educação vem recebendo pouco investimento. Na quinta-feira, iremos receber o pessoal, organizar os dados e alinhar como se dará o processo de recebimento dos investimentos - destacou Maritê.
Programa conscientiza para preservação de fósseis durante as obras da Travessia Urbana
Além do município de Cachoeira do Sul, Santa Maria é a única cidade gaúcha contemplada no projeto Programa de Inovação Conectada, criado pelo governo federal, em um montante de R$ 2,1 milhões. A iniciativa prevê internet banda larga em todas as escolas públicas do Brasil. Em Santa Maria, serão 21 escolas municipais e cerca de 15 estaduais que ganharão investimentos em tecnologia.
Confira como a visita poderá impactar as escolas:
- O quê - Programa de Inovação Educação Conectada
- Como acontece - Parceria do Ministério da Educação (MEC) com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)
- Benefício - R$ 2,1 milhões em investimentos tecnológicos
- Contemplados - 21 escolas municipais e cerca de 15 instituições estaduais
- Visita técnica da equipe do BNDES - Próxima quinta-feira, dia 30
- Motivo da visita - Mobilizar os profissionais envolvidos com o programa para que eles possam contribuir com as discussões e prestar as informações solicitadas na sequência do projeto
- Questão a ser definida - Nome das escolas beneficiadas com os recursos